12/09/11

Digitalização do sinal Analogico


digitalizar um sinal analógico 
A digitalização do sinal de video passas por 4 etapas que sao:


1)- Filtragem anti-aliasing.
2)- Amostragem
3)- Quantização
4)- Codificação destes valores em bits. 

Na  pratica, a amostragem, a quantificação e a codificaçãopodem ser feitas por um único circuito eletrônico, e não necessariamente nesta ordem, ou até simultaneamente.




Filtragem anti-aliasing: Antes do processo de amostragem um filtro anti-aliasing passa baixas é usado para atenuar as componentes de alta freqüência do sinal que não são essenciais para a informação contida nele. Logo o sinal filtrado é amostrado a uma taxa ligeiramente mais elevada do que de Nyquist,  já que de acordo com o Teorema de Nyquist, a quantidade de amostras por unidade de tempo de um sinal, chamada taxa ou frequência de amostragem, deve ser maior que o dobro da maior frequência contida no sinal a ser amostrado, para que possa ser reproduzido integralmente sem erro de aliasing.

Amostragem : É a divisão do sinal no eixo do tempo em amostras analógicas discretas PAM (Modulação em Amplitude de Pulso).

Quantização : divisão do sinal PAM no eixo de tensão em valores discretos finitos 

Codificação: Os valores quantizados precisam ser codificados em seqüências de bits, pois um sinal digital binário só pode ter dois valores diferentes "0" ou "1". Em binário puro, a codificação seria como mostra a figura acima, que é um exemplo de um sinal digital  PCM (Pulse Code Modulation), onde cada pulso PAM de amplitude variável é transformado em uma seqüência de bits com amplitude fixa e valores 0 ou 1, com um código tal que representa o valor do pulso PAM original, arredondado pelo erro de quantização.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário